BONITO - Little tuna
Nome científico: Euthynnus alletteratus

Nomes populares: Bonito-pintado, Bonito-rajado, False Albacore, entre outros.

Modalidades de pesca: É pescado de forma semelhante a anchova, porém não são muito comuns próximo à costa. Utilizando-se iscas artificiais na modalidade de corrico (embarcado) e através da utilização de iscas naturais (parati ou sardinha) na modalidade pesca "fundeada" ou "de espera". A primeira modalidade é sem dúvida a mais emocionante e esportiva... É comum pescarmos de corrico através da utilização de embarcações para fazermos o costeio ao redor de ilhas, recifes e costões. Para isto, soltamos duas ou mais iscas artificiais a uma distância entre 25 e 50 metros do barco, com este se movimentando a uma velocidade entre 8 e 12 km/h. É um peixe bastante esportivo, dando bastante trabalho ao pescador.

Equipamentos mais utilizados: Para pesca de corrico embarcada, utilizam-se varas de pesca em fibra de vidro ou de carbono com comprimentos entre 1,3 e 2,2 metros, de ação média à pesada, com molinetes ou carretilhas de ação pesada com capacidades grandes de linha.

Os maiores exemplares capturados: O bonito pode atingir 1 metro e mais de 15kg de peso. Já observamos a captura de bonito próximo de nossa costa.