Nome: Xaréu
Nome científico: Caranx hippos
Família: Carangidae


Características: é muito procurado pelos pescadores por causa da intensa briga que proporciona por sua voracidade. A espécie alcança 1,5 metro e 25 kg sendo, e os jovens são, geralmente, encontrados em pequenos ou grandes cardumes de exemplares medindo entre 50 cm e 70 cm pesando cerca de 7 kg. Já os grandes xaréus costumam ser solitários. Corpo alongado, alto e comprimido lateralmente, com focinho arredondado. Olhos relativamente grandes e cobertos parcialmente por pálpebras adiposas. O final da maxila superior estende-se abaixo da margem posterior do olho.


Hábitos: os jovens comem zooplâncton e crustáceos bênticos. Os adultos preferem peixes, mas também podem se alimentar de lulas, crustáceos e outros invertebrados. Confiantes, freqüentemente aproximam-se do mergulhador em grupos de três a 10 jovens.Um dado curioso é que ao serem retirados da água emitem roncos atritando os ossos da faringe. Anualmente, os adultos fazem migrações do sul para o norte do país para se reproduzirem. É nestas ocasiões que são capturados em grandes quantidades no nordeste por causa das suas ovas.


Curiosidades: pode ser visto em grupos perseguindo suas presas, como o parati e a sardinha, atacando por todos os lados e acuando suas vítimas contra bancos de areia, costões ou mesmo barcos e navios. São vistos tanto na superfície como no fundo. No entanto, os espécimes de grande porte preferem as águas oceânicas acima da plataforma continental.


Onde encontrar: a espécie costuma habitar os mares tropicais e temperados quentes do Atlântico, desde o Canadá até a Argentina. No Brasil, são encontrados por todo o litoral em águas rasas e abertas incluindo as praias arenosas, costões rochosos, baías, ilhas oceânicas ou não, lagoas salobras e áreas estuarinas, podendo eventualmente subir os rios.


Dica para pescá-lo: a forma mais fácil de capturá-lo acontece quando o cardume é visto na superfície atacando pequenos peixes. Neste momento, iscas artificiais usadas no sistema de arremesso são eficientes, pois o barco não precisa chegar tão perto do cardume.